Prisão de Ventre ou Constipação Intestinal. Taí um problema que aflige milhões pelo mundo afora. Podem ser dias ou semanas sem ir ao banheiro, o que importa é: quanto mais tempo, pior!
Não levar esse problema à sério, é um grave erro, o intestino preguiçoso requer muita atenção, pois traz consigo inúmeras doenças graves como o câncer intestinal, intoxicação orgânica que leva a inúmeras enfermidades.
Principais Causas:
1- Na maioria das vezes vem da falta de fibras na alimentação. É de hábito comum, as pessoas ainda se alimentarem de forma pobre em fibras como: café, pão branco com margarina pela manhã, arroz branco, feijão e carne em almoços e jantares e quando melhora um pouquinho, acrescenta algum legume ou salada não muito rica em fibras. E de quebra, ainda temos gelatina ou algo pior para sobremesa.
Quando a comida passa por refinamentos, suas fibras são excluídas, como no arroz branco, na farinha branca etc.
E o Fast Food então, que virou o queridinho da moçada, isso quando não atinge os adultos, que não tem tempo para cozinhar. Esse tipo de "comida" (não ouso chamá-las de alimentação), literalmente mata o ser humano quando usado de base alimentar.
2- Outro fator importante, é a falta de líquido nas dietas. Não vou citar aqui quantos litros de água um ser humano deve consumir por dia, pois isso varia muito quanto ao biótipo de cada um. O fato é, deve-se tomar bastante água, faça chuva ou faça sol, inverno ou verão, pois ajuda no bom funcionamento dos rins, e com certeza vai contribuir muito para o bom funcionamento intestinal.
3- O estresse também contribui para o intestino preguiçoso: vida agitada, trânsito, hábitos irregulares.
4- Vida sedentária é sem dúvida uma causa ativa de prisão de ventre. Comer sem fibras e ficar a maior parte do tempo com o corpo parado é sinônimo de problema.
5- E finalmente os medicamentos podem provocar a constipação intestinal. Segue alguns exemplos: suplementos com cálcio, sedativos, antidepressivos, alguns analgésicos, diuréticos etc. Fique atento às bulas, quando a prisão de ventre estiver entre os efeitos colaterais, tome mais cuidados para manter o bom funcionamento intestinal.
Tratamentos Naturais:
Atividades Físicas
Muitas vezes, só a dieta alimentar pode não oferecer sucesso contra a prisão de ventre, então se faz necessário adotar uma rotina de exercícios físicos. Uma das melhores atividades é caminhar uma horinha por dia. Em alguns casos, pode não ser suficiente, então precisamos acrescentar alguns exercícios abdominais para fortalecimento da região.
Alimentação
-Como já vimos, bons hábitos alimentares e atividade física deverá ser suficiente para a maioria dos casos de intestinos preguiçosos.
-Beber muito líquido e ingerir muita fibra: saladas cruas, cereais integrais como teff, trigo, sarraceno, espelta, sorgo, aveia, linhaça, farelo de trigo, milho, quinua, nozes em geral, sementes de linhaça e de gergelim, pistache, avelã, em algumas refeições abusar do mamão (pode comer umas sementinhas), laranja com bagaço, ameixa seca, tâmara, figo, uva passa, cranberry, groselha, kiwi, uva, pêssego, framboesa, amora,
maracujá, abacate, manga, caqui, coco cru, grão de bico, brócolis, arroz e farinhas sempre integrais, lentilha, batata-doce, couve-flor, funcho, abóbora, beterraba, alcachofra, espinafre, cenoura. Quanto mais colorida e natural (com menos ou sem nenhum processamento) melhor.
-Alimentos beneficiados, brancos, refinados, processados, devem ser abolidos.
-Em casos mais graves como na constipação espástica, alimentos formadores de gases devem ser banidos, como feijão, couve-flor etc.
Quando ir banheiro
Sempre que der vontade, não segure, procure um banheiro e obedeça o que seu corpo pede com sabedoria. Muitas pessoas por motivos e regras sociais acabam deixando isso de lado o que pode prejudicar e muito o ritmo orgânico natural.
Porém, com tudo isso, crie uma rotina, vá ao banheiro todos os dias num horário específico, pela manhã é uma ótima sugestão, já que estamos em casa e o corpo facilmente se habituará. Mesmo quando não estiver com vontade, vá ao banheiro, permaneça alguns minutos, use o cérebro para enviar comandos, em poucos dias seu corpo obedecerá e entrará no ritmo ordenado.
Chás Laxativos
Como todos esses cuidados naturais, seu corpo (intestino) deverá voltar a trabalhar normalmente. Porém, em alguns casos, onde existe obstruções que aconteceram devido ao grande tempo ser ir ao banheiro, pode-se usar alguns naturais que irão ajudar. Não use laxantes alopáticos, segue opções naturais e saudáveis:
-Chá de sene: Estimula os movimentos intestinais sem gerar gases. Possui senosídeos, mucilagens e flavonoides na sua composição, que têm efeito laxante mais leve. Ferva a água adicione 2g de sene (seco natural), deixe repousar por 5 minutos e beba 2 ou 3 vezes ao dia. Não use mais que 3 dias, pode dar alguma reação e o corpo acaba acostumando. Seu intestino precisa trabalhar por conta própria.
-Outros chás: psyllium (também pode ser incluído na comida), cáscara sagrada, ameixa seca, frângula. Faça qualquer um deles e use da mesma forma.
Receitinhas Imbatíveis:
-O farelo de trigo pode ser usado de 4 a 5 colheres de sopa nas refeições, isso dá um ótimo resultado.
-Deixe 6 ameixas secas de molho num copo de água durante a noite. Descaroce-as pela manhã e bata no liquidificador juntamente com a água e beba em jejum. Se quiser deixar ainda mais ativo, deixe de molho juntamente uma colher se semente de linhaça bata junto e beba.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Tem alguma dúvida? Faça uma pergunta.
Compartilhe bons conhecimentos.
Gratidão.
Comentários